Sistema de Informações de Crédito

Home SCR

Negócios mais transparentes, mais crédito à disposição

Entenda melhor o que é o SCR, sua finalidade e operações!

Clique nas perguntas para mais informações

O que é o SCR?

É o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil, que consiste em um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias, contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País.

Qual a finalidade do SCR?

Fornecer informações ao Banco Central para supervisionar o risco de crédito ao qual as instituições financeiras estão expostas. Propiciar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras, com o objetivo de subsidiar decisões de crédito e de negócios.

Quem pode consultar as informações armazenadas no SCR?

Tanto o Banco Central do Brasil como as instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional, desde que tenham autorização expressa e específica dos tomadores de empréstimos e financiamentos.

Todas as operações dos clientes são informadas ao SCR?

Não. As instituições financeiras são obrigadas a identificar os clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a vencer ou vencidas, bem como os valores referentes a fianças e avais prestados por elas a seus clientes.

Quais são as informações registradas no SCR?

Para as operações a partir de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) são registrados detalhes como: prazo de vencimento das parcelas, origem dos recursos, modalidade (crédito rotativo, empréstimos, financiamentos, títulos descontados, arrendamento, crédito a liberar etc.), variação cambial, indexador, garantia, entre outros.

A quem recorrer quando verificar que os dados registrados no SCR estão incorretos?

Ao perceber dados incorretos nos registros no SCR, o cliente deve encaminhar solicitação de correção, exclusão ou registros de medidas judiciais, bem como manifestações de discordância à instituição responsável pela informação, por meio de requerimento escrito e fundamentado e, quando for o caso, acompanhado da respectiva decisão judicial.

O cliente pode ter acesso aos seus dados?

Sim, basta estar credenciado pelo Banco Central para acessar o SCR.

As instituições financeiras precisam estar autorizadas para consultar meus dados?

Sim. A consulta sobre qualquer informação registrada no SCR pelas instituições financeiras depende de autorização prévia, expressa e específica do cliente da operação de crédito.