Bom mesmo, é continuar cooperado!

Bom mesmo, é continuar cooperado!

Bom mesmo, é continuar cooperado!

Por que manter o vínculo com a Nescred, é a decisão mais vantajosa no fim do ano!

Com a chegada do fim do ano, é natural que surjam novas despesas, principalmente com contas como IPVA, IPTU, despesas escolares, novos planos e outras prioridades. E, diante desse cenário, alguns cooperados passam a considerar o desligamento da cooperativa para utilizar o saldo do capital. A Nescred entende esse movimento, mas acredita que o melhor é “jogar limpo” com seus cooperados. Então, lá vai: manter-se cooperado é a escolha mais vantajosa! Essa decisão é furada e a gente explica o porquê.

Ao solicitar o desligamento espontâneo, o cooperado encerra completamente o vínculo com a Nescred e perde benefícios que não são encontrados em instituições financeiras tradicionais. Entre eles estão a remuneração do capital com base na taxa Selic, a distribuição de sobras ao final do exercício, taxas de juros mais justas em empréstimos, além do kit nascimento e os reembolsos em matrículas para cursos superiores e de idiomas. Tudo isso, sem falar do relacionamento entre cooperativa e cooperado que é transparente e personalizado de verdade.

Outro ponto importante é o prazo de devolução do saldo capital. Diferente do que muitos imaginam, esse valor não é devolvido imediatamente, a devolução acontece somente após a Assembleia Geral, que ocorre no ano seguinte ao pedido de desligamento e é feita em até seis parcelas mensais. Ou seja, além de perder o vínculo com sua cooperativa, o cooperado não conta com esse recurso de forma imediata. Por fim, vale ressaltar que com o desligamento espontâneo, ainda se aplica a carência de 1 ano, após receber o saldo capital, para retornar à Nescred. Ou seja, é muito tempo longe das vantagens de ser cooperado, não é mesmo?

Então, qual o melhor cenário?

Uma alternativa simples e inteligente para quem deseja aliviar o orçamento, sem abrir mão das vantagens da cooperativa, é reduzir o valor da contribuição mensal para o mínimo permitido, atualmente 0,2% do salário e valor mínimo de R$ 10. Dessa forma, o cooperado permanece associado, mantém todos os benefícios e continua contando com a Nescred caso surja uma oportunidade de negócio ou uma necessidade financeira inesperada.

Em momentos de aperto, recorrer a bancos tradicionais costuma significar taxas mais altas e menos flexibilidade. Permanecer cooperado é garantir que, quando precisar, você terá acesso a crédito justo, condições equilibradas e apoio real.

A Nescred valoriza e agradece a cada cooperado que escolhe permanecer. Porque, no fim das contas, bom mesmo é continuar cooperado.