O papel do conselho de administração no crescimento das cooperativas
Como os responsáveis pela governança garantem resultados positivos
As cooperativas de crédito ganharam lugar de destaque nos últimos anos no mercado financeiro. Em muitas regiões elas passaram de apenas uma alternativa para ocupar o lugar das principais instituições financeiras locais. Com o avanço, novas responsabilidades e também uma reflexão importante sobre a forma de atuação dos conselhos de administração para assegurar a continuidade do negócio sem perder a conexão com o propósito cooperativista.
Se antes bastava acompanhar relatórios e resultados, hoje o conselho precisa voltar seu olhar para o futuro e fortalecer a governança, direcionando a gestão para um crescimento sustentável. Ainda mais esse ano, em que a ONU declarou como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecer a importância de profissionalizar e valorizar esse trabalho é primordial.
Governança com propósito
A atuação do conselho de administração deve ser o “guardião do propósito”, pois garante que cada decisão ajude no fortalecimento da economia e amplie o acesso aos serviços financeiros, sempre com atenção ao impacto que essas escolhas possam trazer para os cooperados. E para cumprir essa missão, é preciso antecipar cenários e estar pronto para identificar mudanças e riscos antes que eles se tornem problemas.
Além disso, deve reservar tempo para discutir o futuro, criar comitês especializados em temas como auditoria e riscos e ainda estabelecer políticas que garantam a integridade e a segurança. A supervisão da diretoria executiva também é fundamental. O conselho tem a responsabilidade de definir as direções e explicar os motivos das decisões, enquanto a diretoria fica encarregada de colocar essas escolhas em ação no dia a dia.
Outro ponto essencial é a cultura. O conselho deve dar o exemplo e viver, na prática, os valores cooperativistas, garantindo que o crescimento aconteça de forma ética, participativa e sempre voltada para os cooperados.
Ao fortalecer a governança e adotar um pensamento estratégico contínuo, o conselho de administração equilibra resultados com o desenvolvimento. Dessa forma, garante não apenas saúde financeira, mas também benefícios duradouros para os cooperados.
Fonte: Mundo Coop