Setembro Amarelo nos lembra que ouvir importa
O mês de conscientização incentiva o diálogo sobre saúde mental e mostra como esse cuidado pode transformar vidas
Setembro ganhou destaque no Brasil por chamar atenção para a prevenção do suicídio. Conhecido como Setembro Amarelo, o movimento surgiu em 2014 com o CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com entidades médicas e tem seu dia oficial em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde então, a campanha se espalhou pelo país e busca estimular conversas sobre o tema, quebrando preconceitos e criando espaços de apoio para quem passa por desafios emocionais.
Em 2025, o tema da campanha é “Conversar pode mudar vidas”. A proposta deste ano convida todos a ouvir com atenção e valorizar cada pessoa, criando momentos de acolhimento dentro das famílias, no trabalho e nas comunidades.
Equilíbrio emocional e financeiro andam lado a lado
A saúde mental está presente em diversos aspectos da vida, entre eles a forma como lidamos com o dinheiro. Preocupações financeiras constantes podem aumentar a ansiedade e dificultar a tomada de decisões. Por outro lado, o planejamento ajuda a trazer segurança e fortalece a autoestima, o que se reflete também na forma de lidar com o dinheiro.
Para a Nescred, estar presente no Setembro Amarelo é reafirmar o valor do diálogo e do cuidado. É lembrar que pedir ajuda é um gesto de coragem e que estar disposto a ouvir pode salvar vidas.
Se você passa por desafios ou conhece alguém que precisa de ajuda, procure profissionais especializados. O CVV também está disponível gratuitamente pelo número 188 em qualquer lugar do Brasil. Uma conversa certa pode fazer toda a diferença.