Você é gastador ou poupador?
Descobrir seu perfil financeiro pode ser o primeiro passo para gastar com mais consciência e menos desperdício
As pessoas costumam ter dois perfis principais quando o assunto é dinheiro. Há quem seja naturalmente mais contido e prefira guardar o que ganha. E há também quem adore consumir, muitas vezes sem perceber o quanto isso pode comprometer o orçamento. Mas, qual é o seu perfil? Ter essa consciência é primordial para entender como os seus hábitos impactam sua vida financeira.
Para descobrir em qual perfil você se encaixa, comece registrando todos os seus gastos, assim, olhando com calma é possível identificar para onde seu dinheiro está indo de verdade. E acredite, você pode ficar surpreso ao perceber que os gastos considerados pequenos, quando somados, são muitas vezes maiores do que aqueles que pareciam grandes no final das contas.
Parece brincadeira, mas não é. E só fazendo esse exercício é possível enxergar os verdadeiros desperdícios. E eles não são poucos. Gastar com o que não precisamos, seja por impulso ou para acompanhar o grupo, é mais comum do que parece. Comprar o que está na moda, aproveitar uma promoção, estocar produtos que acabam indo para o lixo, tudo isso pesa no bolso.
Se pergunte: eu costumo andar com dinheiro demais na carteira, comprar por impulso, usar o cartão sem muito controle ou gastar só para acompanhar os outros? Se respondeu sim para mais de uma dessas situações, é sinal de que algo pode estar atrapalhando seus planos e impedindo você de chegar mais longe, ou seja, você está mais para gastador do que poupador.
Quer uma dica prática?
Quando bater aquela vontade de comprar algo, tente contar até 100, sair da loja ou deixar para o dia seguinte. Essa pausa ajuda a perceber se está agindo por impulso. Se a vontade passar, é sinal de que
você não precisava daquilo.
Vale também fazer uma lista dos seus desperdícios. O simples ato de escrever já ajuda a organizar melhor as ideias e visualizar por onde começar os cortes. Reduzir o que não faz diferença permite que você direcione seus recursos para o que realmente importa. O planejamento financeiro traz mais liberdade, tranquilidade e até ajuda a lidar melhor com imprevistos.
E então, o que você aprendeu? Quais hábitos vai rever para aproveitar melhor o seu dinheiro e deixar de ser gastador para se transformar em poupador?